As Instituições Financeiras de Crédito (IFIC), formato jurídico recente na União Europeia para Entidades Financeiras, poderão efectuar todo o tipo de financiamentos e demais operações financeiras até agora reservadas aos Bancos, à excepção da recepção de depósitos do público.
A transformação das instituições de crédito actualmente existentes (SFAC, Locadoras e Sociedades de Factoring) em IFIC’s implicou um processo de reestruturação empresarial do sector financeiro, com reagrupamentos de actividades financeiras, anteriormente dispersas por várias sociedades.
Tratou-se de uma operação de concentração de actividades que permitiu uma redução de custos estruturais, uma vez que uma só instituição passou a oferecer vários tipos de contratos de financiamento e montantes diferenciados.
Mais recentemente, e na busca de produzirem ganhos de escala e redução de custos partilhando áreas já existentes internamente, observou-se no nosso mercado o movimento de consolidação de operações com as características descritas anteriormente, nos Bancos que detinham a maioria ou a totalidade do seu capital. Dúvidas surgem quanto à consecução destes objetivos.
Face a esta realidade, e fruto da vivência deste processo evolutivo das empresas de financiamento especializado, disponibilizamos através dos nossos produtos e serviços, um caminho de migração seguro e tranquilo ao colocar numa mesma base de informação as entidades intervenientes, os produtos financeiros, a avaliação de risco e as operações contratuais, permitindo ainda uma consolidação ao nível fiscal e contabilístico, bem como os elementos de gestão.