Serviços

Os serviços prestados pela Audaxys, tal como os produtos de software que desenvolve e comercializa, estão centrados na actividade das Instituições Financeiras que comercializam produtos financeiros direcionados para o financiamento especializado (Leasing – Mobiliário e Imobiliário, Crédito ao Consumo, Crédito à Habitação, Renting e Aluguer de Longa Duração) e das Automotive Finance House’s, seus Clientes:

Desenhamos e implementamos as nossas suas soluções globais para Entidades Financeiras

Integramos estes projectos com arquitecturas já existentes

Oferecemos consultoria especializada na implementação de modelos de informação e processos digitais para a cobertura dos negócios de Financiamento Especializado e Cobrança e Recuperação de Crédito

Oferecemos consultoria em regime de Outsourcing com uma duração e periodicidade pré-estabelecidas, como suporte às actividades dos nossos clientes (sejam estas digitais, de processo ou de consultoria financeira)

Implementamos sistemas e processos de integração e migração de informação

Parametrizamos/customizamos estas soluções para corresponder às características do negócio de determinada entidade

Desenhamos e implementamos soluções de sistemas de informação personalizados, como complemento de uma solução global baseada nos nossos produtos

Oferecemos reengenharia de processos e adopção de paradigmas digitais em particular para as Instituições Financeiras

Oferecemos formação para operação de sistemas e manutenção, bem como em best practices de negócio

Realizamos operação de negócio total e regime de Outsourcing de Sistemas no modelo de «Application Service Provider» e/ou em «cloud»

A mais-valia dos nossos serviços resulta do nosso foco de actividade e da soma das competências técnicas adquiridas ao longo de mais de 30 anos de existência e um profundo conhecimento do negócio e atividade dos nossos Clientes.

soluções

Financiamento automóvel

As nossas soluções cobrem a totalidade do ciclo de negócio de financiamento automóvel, da originação à gestão de contratos, passando pela contabilização e gestão financeira.

A gestão de acordos com os agentes comerciais e estrutura de incentivos, a gestão de campanhas e a sua rentabilidade, o tratamento e controlo de propostas originadas nos pontos de venda são vitais para uma actividade que se apresenta cada vez mais dinâmica e competitiva.
Por outro lado, o financiamento do próprio agente comercial na aquisição do seu stock ou na importação dos veículos, apresenta-se como uma oportunidade única para o reforço de uma boa relação comercial.
Apresentamo-nos como um parceiro com profundo conhecimento das características específicas deste sector, oferecendo um conjunto de soluções tecnológicas e de negócio que cobrem tanto a actividade comercial, como todas as actividades operacionais e financeiras, na gestão do negócio de financiamento automóvel (da originação à gestão do contrato, securitização, gestão financeira e de risco, cobranças, contabilização & reporting de Instituições de Financiamento Especializadas, estando em linha com os procedimentos legais obrigatórios na União Europeia de uma forma actualizada).

Crédito ao consumo

A concessão de crédito para a aquisição de bens de consumo caracteriza-se pela necessidade de uma rápida avaliação de risco e efectivação contratual no momento em que o cliente pretende financiamento.

Tipicamente, este tipo de concessão contempla valores de financiamento relativamente baixos e uma extensa carteira de contratos, o que necessariamente obriga a eficiência na sua gestão, para que a Entidade Financeira se torne competitiva.
Ainda e como característica própria do sector de crédito ao consumo, a recuperação do designado crédito em default exige também uma atenção redobrada através de um conjunto de actividades que resultem num contacto eficiente com o cliente, devido à habitualmente vasta carteira de contratos.
Neste contexto e desde os seus primeiros anos de actividade, temos contribuído para uma redução dos custos operacionais através de soluções integradas e desenhadas em concreto para o sector, suportando as actividades específicas deste tipo de Entidades.

Leasing mobiliário e imobiliário

A locação financeira em comparação com outras formas de financiamento especializado oferece diversas vantagens para o locatário, em particular as de carácter fiscal. Estas vantagens, bem como a informação referente ao equipamento ou imóvel a financiar e ainda os eventos passíveis de ocorrerem ao longo do ciclo de vida do contrato, como por exemplo, cessões de posição, cancelamentos, rescisões antecipadas (venda ou incumprimento), alterações financeiras incluindo indexações automáticas, e fim de contrato (venda ou retorno do equipamento), obrigam a actividades operacionais específicas.

As nossas soluções disponibilizam os processamentos necessários ao tratamento deste tipo de contratos e operações, de forma automática e integrada, podendo ser efectuados de modo massivo ou individual de modo a não interferir com o normal funcionamento da empresa.

Renting, aluguer operacional

É sabido que para uma empresa se tornar competitiva, cada vez mais deverá ser especialista na sua actividade principal, procurando os mais elevados níveis de eficácia e eficiência na criação dos seus produtos e na prestação dos seus serviços.
O financiamento de equipamentos agrupado a um conjunto de serviços relacionados com a utilização desses mesmos equipamentos, tem apresentado um crescimento acentuado nos últimos tempos, já que fornece várias vantagens financeiras e fiscais, permitindo que a empresa se enfoque na sua actividade principal sem descuidar as necessidades secundárias que completam o seu ciclo operacional.

Reunimos as soluções tecnológicas para a gestão do financiamento, através de uma oferta integrada, à flexibilidade e diversificação de serviços inerentes às actividades de Renting e Aluguer Operacional.

Experiência de trabalho

As Instituições Financeiras de Crédito (IFIC), formato jurídico recente na União Europeia para Entidades Financeiras, poderão efectuar todo o tipo de financiamentos e demais operações financeiras até agora reservadas aos Bancos, à excepção da recepção de depósitos do público.
A transformação das instituições de crédito actualmente existentes (SFAC, Locadoras e Sociedades de Factoring) em IFIC’s implicou um processo de reestruturação empresarial do sector financeiro, com reagrupamentos de actividades financeiras, anteriormente dispersas por várias sociedades.
Tratou-se de uma operação de concentração de actividades que permitiu uma redução de custos estruturais, uma vez que uma só instituição passou a oferecer vários tipos de contratos de financiamento e montantes diferenciados.
Mais recentemente, e na busca de produzirem ganhos de escala e redução de custos partilhando áreas já existentes internamente, observou-se no nosso mercado o movimento de consolidação de operações com as características descritas anteriormente, nos Bancos que detinham a maioria ou a totalidade do seu capital. Dúvidas surgem quanto à consecução destes objetivos.
Face a esta realidade, e fruto da vivência deste processo evolutivo das empresas de financiamento especializado, disponibilizamos através dos nossos produtos e serviços, um caminho de migração seguro e tranquilo ao colocar numa mesma base de informação as entidades intervenientes, os produtos financeiros, a avaliação de risco e as operações contratuais, permitindo ainda uma consolidação ao nível fiscal e contabilístico, bem como os elementos de gestão.

Temos participado, ao longo de mais de 30 anos de existência, nestes movimentos colaborando com as entidades financeiras que seguiram estas etapas disponibilizando as nossas soluções e experiência de migração e consolidação de informação, quer ao nível das carteiras de contratos quer de carácter operacional, contabilístico e de gestão.

Qual a solução adequada à sua empresa?